Chico Martins - Pra Ficar

Contato para shows: (48) 9673-4769

Divisor de águas

03 fev

Para o primeiro post deste blog, escolhi como assunto o CD Pra Ficar, meu primeiro trabalho solo em 20 anos de carreira.

O fator determinante para a produção desse CD foi a quantidade de composições que acumulei nesses 20 anos.

O processo criativo vem desde o começo da fase profissional, e tem tudo a ver com o fato de eu estar sempre com um violão em mãos tocando e cantarolando, fosse em casa, na noite, nas viagens, nos acampamentos ou nas horas de estudo.

A ideia de trabalhar com outros músicos dos quais sou fã e outros que não conhecia também fazia parte da meta, presente como desafio,  prazer e aprendizado.

Era um sonho fazer a produção musical, dirigir os arranjos e ver as coisas tomarem a forma imaginada, e essa foi a experiência aqui realizada que mais me trouxe expectativas, receios e boas surpresas, mesmo já tendo feito esse trabalho em outros projetos.

Pra Ficar é um CD com muitos estilos; tem samba, rock, reggae, funk, baladas e outras misturas. Tenho ídolos e influências diversificadas e as canções nascem naturalmente com enredos poéticos e musicais diferentes.

A parte técnica teve também momentos  especiais com Júlio Lemos e Beto Fonseca, no The Handmade Studio.  O lidar com diferentes situações de gravação, equipamentos e instrumentos nos fez resgatar e aprimorar nossos conhecimentos sobre o assunto e, por vezes, fugir do tradicional, arriscando coisas que não estão nos livros. Dizíamos:  “é feio de ver, mas bom de ouvir”.

A masterização,  feita por Carlos Trilha, no Orbita Studio (RJ), foi uma aula de bom humor, conhecimento, talento e, sobretudo, empenho. Trabalhamos a distância, por telefone, trocando arquivos pela web e discutindo a cada passo dado.

Por fim, a roupa do som:  capa e encarte. Mauro Costa é um designer muito talentoso, criativo e original. Também nos afinamos pela internet, conversando por e-mail e msn, trocando figurinhas até fechar a tampa.

Foram dois anos de trabalho em que estive presente desde a primeira linha escrita até o último botão apertado.

Daniela Alves, minha companheira de longa data, esteve comigo em todo o tempo. Ela escreveu o Projeto para o Edital Elisabete Anderle, cuja verba financiou todos os processos do CD, e foi reponsável pela produção executiva.

Tudo foi sonhado e realizado.  Obrigado a todos e boa semana.

Chico Martins

 

8 respostas para “Divisor de águas”

  1. GABRIELA DE LUCCA disse:

    É isso aí Chico!!! O CD ficou show de bola… gosto muito e não passo um dia sem ouvir as músicas… Nos ônibus que pego para trabalhar…
    Pra nós que somos fãs e admiradores do seu trabalho é muito bom saber que conseguisse realizar um sonho e tão bem feito!!!

    Que sua carreira dure muito mais tempo!!! E que venham músicas novas e boas como sempre!!

    bjão

  2. Queridão….
    Pertinente e latente este seu novo espaço…..sincero, cheio da verdade íntima que certamente incentica e influência….
    por aqui estaremos mais perto
    beijares de parabéns
    tatiana cobbett

  3. Carol disse:

    Já lhe disse pessoalmente, mas vale o repeteco! o CD ficou muito legal, muito massa mesmo! não há uma música que eu ouça e tenha vontade de passar pra próxima… Todas me prendem, todas tem sua história, seus encantos e o romantismo, tão facilmente percebido e muito bem representado!

    Torço muito pelo teu sucesso! te admiro pra caramba!
    E espero pelos shows! Gostaria muito de ouvir o Pra Ficar ao vivo!

    Abraços da sempre fã!
    Carol

  4. kinho disse:

    Um cd singular com timbres e energia idem….amei demais…por que “a vida é pra viver”…grande mestre ! paz e sucesso querido..fique com Deus!

  5. Chico Martins disse:

    Coisa linda, Kinho! Obrigado!

  6. Chico Martins disse:

    Obrigado, Carol, você é da casa! Beijos!

  7. Chico Martins disse:

    Poetiza a poetisa. Lindas palavras! Obrigado, beijos!!

  8. Chico Martins disse:

    Isso é que é bonito! Beijos e obrigado, querida!!

Deixe uma resposta